PROJETO BENJAMIM SEJAM BEM VINDOS

Sejam bem vindos a este blog que tem por objetivo, concientizar a todos, dos nossos deveres sociais, principalmente para com as crianças. Fiquem a vontade para fazerem comentários e deixar suas sugestôes, felicidades.
PROJETO BENJAMIM

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

anti drogas





SEGUNDO A OMS1, É MAIS SUJEITO AO USO DE DROGAS A PESSOA:
Sem informação adequada sobre os efeitos da droga; com saúde deficiente; insatisfeito com sua qualidade de vida (falta ou excesso); com personalidade deficientemente integrada; com acesso fácil às drogas.
O vício tem início sob quatro aspectos principais.
65% Problemas emocionais
 20% curiosidade
10% exibicionismo ou auto-afirmação
 5% problemas mentais
                          Quatro elementos têm se mostrado protetores:
Forte ligação com os pais
Compromisso escolar;
Envolvimento regular em atividades religiosas;
Crença em normas e valores da sociedade.
                             FATORES DE RISCO PARA ABUSO DE DROGAS
1 - Familiares: história familiar positiva de alcoolismo ou uso de drogas; permissividade ou autoritarismo; conflitos familiares.
2- Problemas comportamentais: comportamento anti-social; negativismo, baixa adaptabilidade, impulsividade; agressividade, experiência sexual precoce; problemas de falta de atenção.
3 - Fatores escolares: repetência precoce; não realização de tarefas escolares; falta de compromisso com o ensino.
4 - Companheiros usuários de droga
5 - Histórias de abuso sexual
6 - Fatores sociais: fácil acesso às drogas; tolerância ao álcool e drogas ilícitas; vizinhança desorganizada, deteriorada e superpopulosa.
 FALTA DE LIMITES NA INFÂNCIA E AS REPERCUSSÕES NA ADOLESCÊNCIA
As crianças e adolescentes precisam de autodisciplina para enfrentar o mundo moderno, mas também necessitam de autoconfiança, independência e adaptabilidade. Porque alguns pais são bem sucedidos na criação de seus filhos e outros não? Baurind, em 1968, classificou os pais em categorias:
Pais ausentes - manifestam rejeição através da ausência de atenção e afeto, privando a criança de limites definidos e do alimento afetivo necessário para o reconhecimento de sua própria existência.
Seus filhos tem dificuldades no convívio social e é comum encontrar esse tipo de característica nos adolescentes usuários de drogas.
Pais negligentes - são inseguros como educadores, geralmente são afetivos e calorosos mas exercem pouco controle, como se tivessem medo de serem autoritários, organizam a família como uma pseudodemocracia abdicando do poder de decisão e responsabilidade. Seus filhos tendem a ser inseguros, imaturos e dependentes.
Pais autoritários - são os que dizem aos filhos o que fazer sem explicar as razões, estabelecem padrões de conduta rígidos sem levar em conta a necessidade dos filhos, consideram a obediência uma virtude absoluta, quando os padrões são rompidos a punição é insensata e sem explicação, não encorajam discussões. Seus filhos tendem a apresentar baixa auto-estima e independência.
Pais competentes - demonstram confiança em si próprios , como pais e como pessoas. São confortadores e afetuosos mas estabelecem limites e padrões de conduta. Disciplinam os filhos quando esses padrões são rompidos explicando a lógica da disciplina e tendem a não utilizar a força física como punição. Exercem a autoridade sem serem autoritários. Seus filhos tendem a serem maduros, independentes, autoconfiantes e com auto-estima elevada.
 INDICADORES DO USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
A avaliação de adolescentes que usam drogas é mais complicada devido às múltiplas áreas de comportamento disfuncional encontradas nesta população do que em outras faixas de idade. Podem-se notar sinais ou sintomas:
Físicos: episódios amnésicos, sintomas de abstinência, acidentes freqüentes, reações tóxicas agudas (vômitos, estado confusional, convulsões, dores abdominais), preocupação excessiva com a saúde geral.
Escolares: queda do rendimento escolar, aumento do número de faltas, dificuldade de memória e concentração, problemas disciplinares.
Legais: acidentes/multas de trânsito, amigos com história criminal, atividades criminais.
Familiares: conflitos pais / filhos, afastamento das atividades da família, desaparecimento de dinheiro ou objetos da casa.
Laboratoriais: pode-se dosar a droga na urina até certo tempo após o uso, que varia de acordo com a droga. Assim: cocaína - presente na urina até 8 a 48h. depois; opiáceos - até 84h. Depois; maconha - até 7 a 34 dias depois do consumo.
 SITUAÇÃO DO CONSUMO DE DROGA NO MUNDO
 40-50% dos acidentes fatais no trânsito, envolvendo jovens, são devidos ao álcool. Estima-se que em todo o mundo morra anualmente entre 160.000 e 210.000 pessoas em conseqüência, direta ou indireta, da injeção de drogas.
1 OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE
2 Segundo Zaitter
3 Segundo Hawkins
4 imagens google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário